Por:

Verão: Estado realiza simulados em áreas de risco

Abrindo a Semana Estadual de Redução de Riscos de Desastres, o Governo do Estado do Rio de Janeiro realizou, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), um simulado de desocupação em comunidades vulneráveis, no último sábado (25).

Além da mobilização dos moradores de áreas de risco, o exercício testou o funcionamento de mais de 200 sirenes do Sistema Remoto de Alerta e Alarme instalado em todo o território fluminense.

- A preparação para as chuvas de Verão faz parte do calendário de ações do Plano de Contingências do Estado. O Governo investe em prevenção, a fim de evitar tragédias. Estamos prontos - afirmou o governador Cláudio Castro.

A atividade envolveu cerca de 30 mil pessoas, incluindo moradores, voluntários e agentes de órgãos estaduais e municipais.

- Os alertas são fundamentais para evitar desastres causados por chuvas intensas. Em comunidades vulneráveis, as Estações de Alerta e Alarme Sonoro (EAAS) desempenham papel crucial na segurança da população, antecipando as situações de risco e garantindo um tempo precioso para a evacuação rápida e eficiente das áreas afetadas - disse o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros RJ, coronel Leandro Monteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.