Por:

Obras de ampliação da rede de gás canalizado beneficiam 11 municípios do Rio de Janeiro

De acordo com a Naturgy, os projetos preveem a construção de 50 quilômetros de rede | Foto: Divulgação

Os municípios do Rio de Janeiro, Itaguaí, Mangaratiba, Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias, São João de Meriti, Rio das Ostras, Barra Mansa, Macaé e Guapimirim estão sendo beneficiados por obras de ampliação e interligação da rede de gás canalizado. De acordo com a Naturgy, distribuidora de gás canalizado do estado do Rio de Janeiro, os projetos preveem a construção de 50 quilômetros de rede, que aumentarão a capacidade de atendimento a clientes residenciais, comerciais, postos GNV e indústrias. O investimento chega a R$ 60 milhões e a previsão é de que as obras terminem em meados de 2024.

"Temos certeza de que o progresso do nosso estado passa pelo aumento da oferta do gás natural, um insumo que engloba uma série de benefícios. Com isso, estamos contribuindo para o desenvolvimento econômico da região e reafirmando o compromisso da Naturgy com o Rio de Janeiro", afirma a presidente da Naturgy, Katia Repsold.

Na cidade do Rio estão em execução obras de interligação e ampliação das redes de distribuição de gás natural nos bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Taquara. Esses projetos consistem na construção de 7,7 quilômetros de rede que vão assegurar um aumento da oferta de gás, por conta do amplo crescimento de projetos imobiliários residenciais e comerciais. A distribuidora também vem realizando obras de reforço na Avenida Brasil.

Em Mangaratiba e Itaguaí, está sendo construída a Rede Itaguaí-Mangaratiba, um gasoduto de 16,8 quilômetros que vai atender todos os segmentos, de residências a indústrias.

Outros projetos de ampliação e interligação estão sendo executados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, especificamente em Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias, São João de Meriti e na capital. Nessa região serão construídos 11,8 quilômetros de rede.

Em Rio das Ostras - um dos municípios com maior crescimento populacional e econômico do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, a Naturgy também irá ampliar as redes de distribuição de gás natural existentes. O projeto consiste na construção de 11,4 quilômetros de rede de média pressão interligando as Estações de Regulagem Distritais (ERD).

Ainda dentro da área de concessão da distribuidora no estado, outro projeto que merece destaque é a ampliação e interligação de redes que estão sendo efetuadas nos municípios de Barra Mansa, Macaé e de Guapimirim. A estimativa é de que sejam construídos mais 6,7 quilômetros de rede nestas localidades.

Nos últimos 26 anos, a Naturgy foi protagonista no desenvolvimento da rede de distribuição de gás no Brasil, com um investimento acumulado de mais de R$ 9 bilhões no estado do Rio de Janeiro. Nesse período, foram gerados 14 mil empregos diretos e indiretos, e estima-se que mais de 40 mil vagas foram criadas a partir dos investimentos realizados desde 1997.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.