Inea resgata aves silvestres em Saquarema

Por

Animais seriam vendidos nas feiras de Acari e Caxias

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Lagos São João, resgatou 28 aves silvestres que eram mantidas ilegalmente em um cativeiro, no município de Saquarema, na Região dos Lagos. A ação foi deflagrada após a superintendência receber denúncia anônima.

No bairro de Bacaxá, a equipe vistoriou uma residência localizada na Rua Isaltina Porto onde as aves, entre as quais, trinca-ferro, tizius, coleiros e canários da terra, estavam acondicionadas irregularmente em minúsculas gaiolas. Esses animais seriam comercializados nas feiras de Acari e de Duque de Caxias. O proprietário da residência, que estava no local no momento da fiscalização, conseguiu fugir.

As aves foram recolhidas pela equipe e levadas para avaliação veterinária e, se apresentarem boas condições de saúde, serão devolvidas ao seu habitat.

"Estamos intensificando as fiscalizações e promovendo ações de educação ambiental voltadas para a preservação da diversidade biológica. Mas a participação da população também tem sido de grande importância no êxito das nossas ações, ao denunciar práticas ilegais contra o meio ambiente", comentou o presidente do Inea, Philipe Campello.

Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) e 2253-1177 (capital).