Menos burocracia para empreender
Maricá é o 6º município mais rápido no estado do Rio de Janeiro para abertura de empresas
De acordo com os dados aferidos pelo Painel Mapa de Empresas do Governo Federal, publicado recentemente, Maricá é o 6º município mais rápido no tempo médio gasto para abertura de uma empresa, considerando os 92 do estado do Rio de Janeiro. O município também está acima da média nacional, que foi de 23 horas gastas para novos empreendimentos se registrarem.
Ainda segundo o mesmo estudo, Maricá, em 2023, levou em média 17,6 horas para abrir uma empresa, considerando o tempo médio de abertura (viabilidade registro). No estado do Rio, o tempo médio é de 29 horas.
Os dados mostram o avanço do município na prestação desse tipo de serviço. Em 2022, o tempo médio de abertura de uma empresa na cidade era de 26,5 horas, o que colocava Maricá em 8º lugar no estado. Comparando com 2023, a cidade deu um salto de 33,5% na celeridade para a abertura de uma empresa.
"O objetivo do prefeito Fabiano Horta, com a modernização dos serviços, é dar celeridade nos atendimentos aos cidadãos e diminuir ao máximo a burocracia, que é tão comum encontrar nos serviços públicos", explica o Secretário Leonardo Alves, de Planejamento, Orçamento e Fazenda (Sepof), que emendou:
"Com o alvará automatizado, o município passa a estimular ainda mais a abertura de novas empresas na região, a criação de novos empregos, melhorias no ambiente de negócios e ampliação da atividade econômica no município", avaliou o Secretário.
À frente de Maricá estão os municípios de Paty do Alferes, Rio das Ostras, Guapimirim, Teresópolis e o município do Rio de Janeiro, que lidera o ranking.
Alvará automatizado
Desde o dia 13 de julho, a Prefeitura de Maricá, em parceria com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), implementou o alvará automatizado para a abertura de novas empresas no município.
Com essa modernização, as empresas de baixo e baixíssimo risco já conseguem ter seus alvarás liberados automaticamente pela Jucerja logo após o registro dos atos empresariais.
Atualmente, para obter um alvará físico, as empresas de baixo e baixíssimo risco levam aproximadamente 17 horas, entre a solicitação, análise e liberação. Com o alvará automatizado, o município tende a ganhar ainda mais agilidade na emissão desse documento.