Por:

Campos fecha com saldo positivo na geração de vagas de trabalho

Até novembro de 2023, foram 4.446 novos postos | Foto: César Ferreira

O município de Campos, pelo segundo ano consecutivo, apresentou conjuntura de oportunidades produtivas favorável. "Isso tudo se deu na instalação de novas empresas, que geraram empregos diretos, interferindo diretamente na economia local. E a evolução na geração de novos postos de trabalho está atrelado à condição de pagamento em dia dos servidores e fornecedores. Somente no mês de dezembro de 2023, a Prefeitura injetou recursos na ordem de R$ 300 milhões", afirmou a Gestão Municipal.

De janeiro a novembro de 2023, o município apresentou saldo positivo de empregos superior a todo o ano de 2022, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Foram gerados um total de 4.446 novos postos de trabalho, enquanto em 2022 foram 4.077. Os setores que mais se destacaram em 2023 foram Serviços (3.135), Comércio (696), Construção Civil (326), Indústria (203) e Pecuária (86).

Outro segmento que também vem se destacando em Campos é a criação de novos Microempreendedores Individuais (MEIs). O total de MEIs no município é de 37.201, conforme consta no sistema da Receita Federal. Para este ano, o imposto do MEI varia a partir de R$ 71,60, com o novo salário mínimo.

"As políticas implantadas pelo prefeito Wladimir Garotinho vêm contribuindo para a criação de empregos com carteira assinada. Tem a questão também do mercado offshore, que está aquecido nos últimos dois anos, o que favorece o setor de serviços em Campos e região. Em relação ao número de MEIs, trata-se de uma possibilidade de milhares de pessoas que saíram da informalidade e passaram a ter cobertura previdenciária e obter empréstimos com juros baixos, efetuar contrações e tirar nota fiscal. Esta é uma oportunidade de pessoas empreenderem e terem o próprio negócio de forma legalizada", pontuou o subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e PPPS, Felipe Knust.

O diretor de Indicadores Econômicos e Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o economista Ranulfo Vidigal, destacou que nos dois últimos anos ocorreu forte recuperação do setor de Serviços, o que impactou diretamente no saldo positivo de empregos. "Também teve como influência no papel multiplicador de renda o orçamento municipal, com obras de infraestrutura, transferências sociais e salários em dia. Para 2024, a expectativa será de manutenção desse quadro virtuoso", pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.