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Maricá realizou mais de 895 mil atendimentos de saúde em 2023

Número inclui as Unidades de Saúde da Família, de Urgência e Emergência e serviços especializados | Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, registrou crescimento no número de pessoas atendidas em toda a rede no ano de 2023. Entre janeiro e dezembro, foram 895.303 atendimentos, o que abrange as Unidades de Saúde da Família (USF) presentes nos quatro distritos, as de Urgência e Emergência e os serviços especializados.

Nas USF, foram aproximadamente 342 mil atendimentos durante o ano, o que inclui consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, representando um acréscimo de 13% em relação a 2022, quando ocorreram 302.765. Além disso, em 2023, foram mais de 520 mil visitas domiciliares realizadas pelas equipes da Atenção Primária. "O que contribui para entender melhor as demandas de saúde dos moradores e atendê-las com efetividade, evitando agravos", afirmou o município.

Nas unidades da Atenção Especializada, foram 188.234 atendimentos entre janeiro e outubro de 2023, um crescimento de 31% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Essa área de cuidados agrega espaços fundamentais, como o Ambulatório Pericles Siqueira, o Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT), o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), dentre outros serviços.

Os números também foram representativos nas unidades de Urgência e Emergência da cidade. No Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, foram 183.965 atendimentos em 2023, quantitativo que é 29% superior ao mesmo período de 2022, quando 142.044 foram registrados. Na UPA de Inoã, foram 117.298, um acréscimo de 32% em comparação ao ano anterior, que teve 88.762. Já a Unidade de Emergência Santa Rita, em Itaipuaçu, registrou 63.806 atendimentos em 2023, ante 53.382 em 2022.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, destacou a importância dos números, que representam os investimentos na área e o impacto do trabalho coletivo.

"Durante o ano, nos dedicamos para oferecer serviços de qualidade à população, promovendo bem-estar e atendendo as demandas em saúde. O resultado desse esforço é o crescimento nos atendimentos em toda rede, refletindo também a ampliação de serviços e novas entregas. Maricá é 100% SUS e estamos empenhados na qualificação contínua da rede e no fortalecimento do cuidado oferecido", afirmou.

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