Por:

INEA avalia Lagoa de Imboassica como própria para banho

Monitoramento ocorreu na manhã desta terça-feira (9) | Foto: Bruno Campos

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou, nesta terça-feira (9), que a Lagoa de Imboassica, em Macaé, está própria para banho. O índice positivo faz parte do Boletim de Balneabilidade, que é monitorada quinzenalmente pelo órgão. O monitoramento foi realizado pela manhã por técnicos do Inea em parceria com a Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade e a Guarda Ambiental.

O superintendente regional do Inea, Ronaldo Paes Leme, acompanhou todo o monitoramento e explicou que o trabalho de coleta é feito em outras lagoas e praias no estado. "Já há vários boletins que a Lagoa de Imboassica é avaliada como balneável", afirmou. Ele disse que, além da balneabilidade, o Inea faz a análise e acompanha a evolução da qualidade da água para chegar aos resultados de oxigênio, PH e outros índices, uma vez que a balneabilidade verifica os índices de coliformes fecais (bactéria presente no homem e em animais).

A lagoa é uma das opções de lazer e recreação mais procurados no município e faz parte do Sistema de Monitoramento desenvolvido pelo Inea. Os resultados informam à população as condições da água para banho. Os técnicos explicaram que existem fatores que influenciam para que a lagoa esteja balneável, como as obras de saneamento que têm sido feitas no município, principalmente, no entorno da lagoa.

Os resultados dos monitoramentos são divulgados regularmente pelo Inea, através de boletins, após as amostragens dos fatores que influenciam a presença de indicadores bacteriológicos nas águas.

Os técnicos do Inea percorreram de barco toda a lagoa nesta terça-feira (9). A chefe do Serviço de Amostragem do Laboratório Central do Inea, no Rio de Janeiro, Bárbara de Sousa, realizou o monitoramento. Segundo ela, a balneabilidade é avaliada quinzenalmente e a qualidade da água a cada seis meses, sempre levando em conta os parâmetros físico-químicos da água.

A secretária de Ambiente, Isaura Monteiro, falou da importância da parceria com o Inea no município. "É uma gestão integrada e participativa e a balneabilidade da lagoa é importante para os cidadãos", destacou. A Guarda Ambiental deu apoio e suporte para a ação e o comandante Carlos Almir também acompanhou de perto o trabalho. "Estamos prontos para garantir todo o apoio nesta ação que é de muita importância para a população", concluiu o comandante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.