Campos alerta sobre aumento de casos de dengue
Diante do aumento de focos e proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, chikungunya e zika, o descarte irregular de lixo e entulho em vias de Campos é uma questão de conscientização. O município, atualmente, conta com um forte trabalho de limpeza com 10 equipes formadas por cerca de 270 trabalhadores que executam serviços de capina, roçada, varrição e recolhimento de entulhos.
A Secretaria de Serviços Públicos informa, ainda, que a população pode efetuar o despejo de entulhos de forma correta nos Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (PEVEs), popularizado como entulhódromo. Os sete PEVEs em funcionamento estão situados na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Parque Aurora; Parque Santa Rita, atrás do Hospital Geral de Guarus (HGG); Avenida Zuza Mota; Penha; Caju; Flamboyant e Julião Nogueira.
Outros três PEVES, um no Parque Eldorado, em fase de conclusão, e os demais, ainda sem localização definida, serão implantados no município. Os entulhódromos têm área média de 1.600 metros quadrados e contam com guarita e área reservada para material reciclado.
De acordo com a secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz, a população pode colaborar e evitar que a cidade permaneça suja. Para isso, o órgão disponibiliza o número do disque-denúncia da Subsecretaria de Postura (98168-3645). Quem for pego jogando entulho ou lixo em local inadequado pode receber multa no valor de até 10 salários mínimos.
"Contamos com a colaboração da população nessa luta, que é de todos. Estamos vendo os casos de dengue aumentar em Campos e precisamos fazer a nossa parte, que é de descarte de lixos e entulhos de forma correta. Só vamos vencer essa batalha se cada um fizer a sua parte", disse a secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz.