Norte Fluminense debate cooperação entre municípios

Macaé recebe fórum para pensar em ações conjuntas para municípios da região do estado

Por

Além de estudiosos e lideranças da própria região que são o público alvo do evento

Estão abertas as inscrições para o II Fórum Norte Fluminense com o tema "Cooperação Intermunicipal e Capacidades Estatais: desafios e possibilidades para ações comuns", a ser realizado na Cidade Universitária, em Macaé, nos dias 12, 13 e 14 de março de 2024. Esta segunda edição do Fórum é uma iniciativa do Instituto Nacional de Cie?ncia e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles, um programa nacional de pesquisa em rede financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, tendo a coordenação geral do professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior.

O Fórum é parte de um projeto específico, que, com recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ, vem discutindo os desafios institucionais para o desenvolvimento urbano do estado do Rio de Janeiro. Haverá cinco mesas de discussão sobre os seguintes temas: cooperação entre os municípios da região; economia extrativista e sustentabilidade ambiental; economia do petróleo e autonomia municipal; participação e controle social na Bacia de Campos; e gestão urbana visando à construção de cidades para todos.

De acordo com a secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, é de extrema relevância que Macaé e outros municípios trabalhem juntos em ações de interesse comum.

"Receber um evento como este em Macaé, para abordar questões críticas relacionadas ao crescimento urbano e seu impacto social no Norte Fluminense, nos traz a reflexão sobre o papel que nosso município desempenha na dinâmica político-econômica de toda a região, além disso, teremos a oportunidade de explorar possibilidades e desafios para a cooperação entre os municípios da região. Serão 3 dias imersos nessa dinâmica ", pontuou Flaviá.

Além de estudiosos e lideranças da própria região que são o público alvo do evento, o tema será abordado por especialistas da rede Observatório das Metrópoles, referência em cidades como São Paulo, Belém, Porto Alegre e Natal. Na ocasião, também será lançado o primeiro livro produzido pelo Núcleo Norte Fluminense do Observatório das Metrópoles, sobre questões urbanas e desenvolvimento regional, e apresentado o banco de dados do Núcleo.

Uma das coordenadoras do Núcleo Norte Fluminense do Observatório das Metrópoles, Érica Tavares explica que Macaé e Campos são as duas maiores cidades da região e, por isso, devem receber atenção especial nos trabalhos do Núcleo Norte Fluminense do Observatório das Metrópoles.

"Para nós, realizar aqui a segunda edição do Fórum significa um passo importante nessa direção", frisou.

O desenvolvimento urbano é um tema que permeia todas as esferas da cidade, e o II Fórum visa mobilizar pesquisadores, gestores e movimentos sociais, com o objetivo de gerar diagnósticos e ações que possam colaborar com as administrações municipais e promover o desenvolvimento urbano sustentável e equitativo no Norte Fluminense. A dinâmica do II Fórum se dará com a presença de palestrantes, convidados, coordenadores e representantes de entidades, dialogando nas mesas temáticas.

A programação completa pode ser acessada através do núcleo Norte Fluminense. Para realizar a inscrição de forma gratuita, basta preencher ao formulário.