Inea renova frota das unidades de conservação

Instituto Estadual do Ambiente entregou 19 novos quadriciclos que auxiliarão fiscalização e preservação dos espaços naturais

Por

Novos veículos irão aprimorar a fiscalização e o monitoramento ambiental

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) entregou, neste mês, 19 novos quadriciclos como parte do projeto de Fortalecimento das ações de proteção, monitoramento e fiscalização nas Unidades de Conservação Estaduais. A iniciativa visa aprimorar as condições de fiscalização e monitoramento ambiental, essenciais para preservar nossos recursos naturais.

"As unidades de conservação são nossos pontos focais na proteção do patrimônio ambiental fluminense e investir na infraestrutura desses espaços é sinônimo de garantirmos a proteção da nossa biodiversidade", afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

A chegada dos quadriciclos novos marca um avanço significativo nas operações de conservação ambiental, ampliando a capacidade de resposta do órgão ambiental às demandas de proteção das unidades de conservação estaduais. Com mais de 60% da demanda ambiental atribuída à fiscalização e monitoramento dessas áreas, a renovação da frota é crucial para fortalecer as ações de preservação ambiental em todo o estado.

"Com veículos atualizados e operacionais, o Inea garante a preservação dos recursos naturais e o bem-estar da comunidade, promovendo uma atuação mais ágil e eficaz na proteção de nossos ecossistemas. A modernização da frota não só melhora a eficiência das atividades de gestão ambiental, como também proporciona maior segurança e mobilidade para as equipes em campo", explicou o presidente do instituto, Philipe Campello.

Além dos quadriciclos, o Inea distribui no último ano 78 novas viaturas, incluindo os modelos Yaris e Hilux, entre as unidades de conservação. A medida reforça o compromisso do instituto em garantir a eficiência operacional e a segurança das equipes responsáveis pela gestão dessas áreas protegidas. Ainda este ano, o instituto também contará com embarcações novas, completando assim toda a cadeia de fortalecimento das atividades nas unidades.

O processo de renovação é conduzido pela Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas e pela Gerência de Unidades de Conservação como forma de agregar expertise e compromisso na execução das ações em prol do meio ambiente.