Quase 38 mil turistas passaram por parques do RJ no Carnaval
Operação do Inea mobilizou equipes para garantir a segurança dos visitantes e das unidades de conservação
Com o objetivo de levar mais segurança, informação e qualidade ao lazer dos cidadãos que passaram o feriadão de carnaval em meio à natureza, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) mobilizou, mais uma vez, as equipes das 40 unidades de conservação que administra durante a folia deste ano. Ao todo, foram oficialmente contabilizados 37.900 visitantes nacionais e internacionais beneficiados pela iniciativa dos gestores e guarda-parques do órgão ambiental.
Dentre as atividades empenhadas, destaca-se o resgate aéreo de um turista que se acidentou em uma cachoeira no Parque Estadual do Mendanha, assim como diversos outros resgates a pessoas acidentadas. Além disso, foram lavrados mais de 20 Autos de Constatação para Multa Simples para infratores e emitidas diversas notificações preventivas de incêndios florestais. Também foi impedida a entrada de dezenas de cães domésticos nas áreas que ofereciam tanto risco para os animais silvestres quanto para os pets.
"Em toda essa operação de carnaval, contamos com o apoio do Comando de Polícia Ambiental e também de fiscais do Inea e da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. O volume de visitantes nas áreas protegidas estaduais aumenta muito durante o carnaval, então nos preparamos antecipadamente para auxiliar na segurança de todos e também da nossa fauna e flora", destaca o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
A operação ocorreu de maneira conjunta entre as unidades de conservação estaduais abertas ao público e com grande apelo ao turismo, cujas equipes se dividiram entre a orientação dos turistas, monitoramento das trilhas, fiscalização e combate de crimes ambientais, entre outras atividades. Aos visitantes, os guarda-parques entregaram também sacolas ecológicas para o descarte adequado dos resíduos, folders com instruções sobre as normas de conduta e mapas de orientação.