Por: CORREIO FLUMINENSE

Correio Fluminense | Força-Tarefa do Estado prende proprietário de ferro-velho

Fiscais do Detran autuam dois estabelecimentos | Foto: Governo do Rio

A Força-Tarefa do Governo do Estado, realizou, nesta segunda-feira (4), uma ação de fiscalização em dois ferros-velhos na cidade de São Gonçalo. O proprietário de um dos estabelecimentos foi preso em flagrante, após agentes descobrirem no local três veículos com registro de furto. ''Criamos essa Força-Tarefa para combater o comércio clandestino de peças roubadas e furtadas de veículos. Demos um prazo para as empresas de desmontagem de veículos, recuperação e comércio de peças se credenciarem no sistema do Detran e o prazo já acabou. O comércio ilegal também acaba alimentando outros crimes, como o roubo e o furto de carros'', declarou o governador Cláudio Castro. Participaram da Força-Tarefa, equipes das polícias Civil e Militar e secretarias de Estado.

 

Scanner

Os agentes estão utilizando um aparelho de scanner - Diagnóstico Inteligente Veicular (DIV). A ferramenta é conectada aos veículos e, em menos de cinco minutos, faz a leitura completa dos módulos, dos chassis e dos componentes eletrônicos.

Senatran

O sistema faz um cruzamento com a base de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para verificar números de chassis e procedência dos componentes. O aparelho também é capaz de detectar adulterações em airbags e freios ABS.

Alunos de Magé participam do projeto "Vamos dar um Gás''

Alunos do Ciep 441 - Mané Garrincha, em Magé | Foto: Sandra Barros / Seeduc-RJ

Na busca por soluções ambientalmente conscientes e sustentáveis, alunos e professores do Ciep 441 - Mané Garrincha, em Magé, deram um passo revolucionário ao implementar um biodigestor na escola. O projeto pioneiro, realizado em colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dará destino certo para 1,5 tonelada de rejeitos de cozinha anual, como sobras de alimentos, cascas de legumes, entre outros. O equipamento irá produzir uma fonte de energia limpa, o biogás, que será reaproveitado como gás de cozinha e também o biofertilizante, que poderá ser usado na horta da escola.

Educação

A Alerj aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei 746/23, de autoria da deputada Celia Jordão, que autoriza o Poder Executivo a implantar o programa "Cartão Material Escolar" na rede pública estadual de Ensino Médio, destinado à concessão de material didático escolar.

Auxílio

O auxílio financeiro destinado à aquisição do material didático escolar pelos pais ou responsáveis legais do beneficiário será feito mediante cartão magnético ou outra tecnologia, que funcione como débito. O auxílio destina-se, exclusivamente, à aquisição de itens da lista da Educação.

Alerj

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj realizou audiência pública para debater formas de combate e prevenção às enchentes na cidade de São Gonçalo. A reunião foi realizada no auditório da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio.

São Gonçalo

Entre as medidas propostas pelo colegiado estão um plano habitacional para os atingidos por inundações; o aperfeiçoamento do sistema de sirene e alerta, envolvendo os órgãos e os representantes das comunidades; e um grupo de trabalho com a sociedade civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.