O Sesc RJ inicia, nesta quarta-feira (6), uma programação alinhada à campanha nacional "21 Dias de Ativismo Contra o Racismo", que mobiliza organizações públicas e privadas e a sociedade civil em torno ações concretas para enfrentamento a discriminação e a conscientização sobre a luta antirracista. As atividades gratuitas vão acontecer em unidades da capital (Tijuca, Ramos e Madureira) e no Sesc Teresópolis, na Região Serrana.
Em sua oitava edição, a campanha será realizada até 21 de março, Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi instituída pela ONU em memória às vítimas do massacre de Shaperville, na África do Sul, onde, em 21 de março 1960, 69 pessoas foram assassinadas e 186 ficaram feridas por forças policiais em protestos contra o apartheid, que dividia a sociedade sul-africana pela cor da pele. Na África do Sul, desde então, a data é considerada feriado nacional.
O Sesc RJ aderiu à campanha em 2018, por meio de uma iniciativa e de proposições da unidade de Madureira. De lá para cá, a cada ano, a campanha compõe a pauta de atividades da Gerência de Educação da instituição, que tem, entre seus propósitos, atuar junto à luta antirracista e no combate à discriminação, mobilizando diferentes públicos e contribuindo para a promoção do bem-estar social.
Diversas atividades gratuitas serão promovidas pelas unidades no período. Na Tijuca e em Teresópolis, haverá ciclo de palestras sobre o impacto da colonização e o protagonismo feminino negro. Em Ramos, uma exposição de fotocolagens digitais com estética afrofuturista será apresentada ao público. Já nas unidades de Madureira, serão oferecidas oficinas de afrocolagem, bonecas abayomi e marcador de página, além de contação de histórias. Veja os detalhes abaixo.