A Guarda Municipal da Prefeitura de São Gonçalo fechou o primeiro bimestre deste ano com resultados expressivos. O aumento da demanda de serviços da corporação, em especial no mês de fevereiro, acontece graças à integração com a Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG). Destaca-se o número de ocorrências atendidas pela corporação, especialmente durante a madrugada, através da ronda noturna, e também a partir da integração com outras secretarias.
Em janeiro e fevereiro de 2023, foram 960 ordens de serviço para a Guarda Municipal, contra 1656 ordens de serviço nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, um aumento 56% em relação às demandas realizadas à corporação.
"Com a ronda noturna nas ruas, a demanda da Guarda Municipal aumentou expressivamente. Demandas que ocorrem de madrugada são atendidas pelas equipes de plantão nas ruas. Temos também o aumento referente à atuação em apoio a outras secretarias, como a Secretaria de Transportes , nos bloqueios de trânsito, ao Meio Ambiente, e também ao Desenvolvimento Urbano e Conservação, durante a execução de obras na cidade", explicou o comandante da Guarda Municipal de São Gonçalo, Ewerton Mendes.
Fevereiro foi um mês de grande número de prisões realizadas pela Guarda Municipal, em especial as ocorrências referentes a delitos cometidos durante as madrugadas, como o furto de cabos e materiais elétricos. Foram 28 prisões realizadas, enquanto o mês de janeiro teve quatro prisões. A ocorrência mais notória do mês de fevereiro em relação aos furtos de cabos, aconteceu no dia 11, quando a Guarda recuperou cerca de uma tonelada de fios de cobre que estavam sendo furtados, na Rua Jovelino de Oliveira Viana, no bairro Alcântara.
A presença efetiva da Guarda por São Gonçalo é otimizada a partir dos investimentos feitos recentemente na corporação. Em fevereiro deste ano, por exemplo, a corporação recebeu duas novas viaturas dedicadas ao patrulhamento das Apas Estâncias de Pendotiba e do Engenho Pequeno.