São Gonçalo dá início aos Jogos Escolares
Com recorde de instituições inscritas desde a sua retomada, os Jogos Escolares de São Gonçalo (JESG), competição esportiva realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer e pela Fundação de Artes, Esporte e Lazer, teve sua cerimônia de abertura realizada na quadra poliesportiva do Sesc, na tarde desta quarta-feira (17). Ao todo, 48 escolas das redes estadual, municipal e particular vão participar da XXVI edição do JESG.
"É com muito prazer que realizamos mais uma edição dos Jogos Escolares, que tem sido um sucesso desde que retornamos à competição em 2022 após cinco anos de pausa. Desejo boa sorte a todos os alunos participantes", afirmou o vice-prefeito Sérgio Gevú durante a cerimônia de abertura.
Nesta edição, os alunos irão competir em cinco modalidades: basquete, futsal, handebol, vôlei e queimada. Por mais um ano, o futsal foi a modalidade com mais número de inscritos. A previsão é que a competição seja iniciada no dia 29 de abril.
"A importância dos jogos está além da atividade física ou da competição. O JESG nos traz a importância do trabalho em equipe, a socialização e a disciplina, além de ajuda na parte cognitiva e emocional. Peço aos alunos que não deixem essa chama dos Jogos Escolares se apagar, vamos nos divertir e levar a competição a sério", destacou o secretário de Esporte e Lazer, Diego Andrade.
A responsável por acender a pira foi a ex-atleta gonçalense, e treinadora do time feminino do projeto Superação no Handebol, Daly, tricampeã dos Jogos Pan-Americanos, com participação na seleção brasileira de handebol feminino que foi pela primeira vez aos Jogos Olímpicos de 2000 em Sydney.
Também participaram da cerimônia a multicampeã de handebol gonçalense, Zezé Sales; e o presidente da Comissão Permanente de Esporte e Lazer da Câmara de Vereadores, Bruno Porto. Um dos momentos emocionantes da cerimônia foi a homenagem ao ex-subsecretário de Esporte e Lazer, Lúcio Portugal, falecido em dezembro do ano passado. Lúcio foi um dos principais incentivadores da volta dos jogos e foi lembrado no evento. Elaine Teles, viúva do ex-secretário, recebeu um buquê de flores das mãos de Ilbwnni Vieira, gerente do Sesc São Gonçalo.