Por:

Niterói e Senac RJ renovam parceria

Termo de parceria que irá oferecer 150 vagas de capacitação | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Niterói e o Senac RJ renovaram, nesta quinta-feira (09), o termo de parceria que irá oferecer 150 vagas de capacitação profissional gratuita a mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio do Programa Senac Gratuidade (PSG). A capacitação é promovida pela Secretaria Municipal da Mulher.

"Foi um importante passo que demos em parceria com o Senac Rio de Janeiro, junto do Senac Gratuidade. Saímos com os documentos assinados garantindo 150 vagas para mulheres no município de Niterói. O Senac RJ é um parceiro há muito tempo e hoje reafirmamos esse compromisso. Saímos com as vagas garantidas para as mulheres, e com esperança na construção de um futuro em que as mulheres tenham oportunidades. Que as entidades, tanto os órgãos de governo quanto a sociedade civil organizada, pensem em colocar as mulheres no mercado de trabalho e garantam as ferramentas para que possam acessar esses espaços e diminuir as desigualdades. Essa parceria impacta diversas mulheres, sobretudo as mães. Quando elas têm a vida transformada pelas políticas públicas, há impacto na vida dos filhos e das famílias. É um programa que gera renda rápida para garantir autonomia econômica para essas mulheres. Niterói está na vanguarda das políticas públicas de gênero e esse é mais um passo", destaca a secretária da Mulher de Niterói, Thamyris Elpídio.

O objetivo do convênio é intensificar ações que visam fortalecer o empoderamento econômico das mulheres, principalmente aquelas em vulnerabilidade. O projeto busca facilitar o acesso à empregabilidade e geração de renda por meio da formação profissional, do empreendedorismo e da realização de ações de resgate da autoestima feminina e combate à exclusão social. A iniciativa está pautada em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU, do qual o Senac RJ é signatário, e que compõem a Agenda 2030 no Brasil: Objetivo 5 - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.