O Procon e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) fizeram uma operação nesta terça-feira (14/05) e quarta-feira (15/05) em lojas de óleos lubrificantes nas zonas Norte e Oeste do Rio. Durante a ação, foram fiscalizadas 16 lojas do segmento. Mais de 1300 litros de óleo foram apreendidos e oito autos de infração foram lavrados pelo Procon-RJ. Os agentes também localizaram cerca de 500 litros do produto com o registro da ANP falsificado.
A ação ocorreu depois de denúncias sobre a venda irregular de óleos lubrificantes. A maior quantidade de produtos inadequados foi recolhida no bairro da Taquara, na Zona Oeste. De acordo com o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, os produtos sem registro da agência não têm a qualidade garantida e podem não atingir seu objetivo, gerando prejuízos materiais ao consumidor.
Os produtos vencidos que foram encontrados pelos agentes serão descartados. Ainda segundo Coelho, essa foi a primeira vez que o Procon-RJ encontrou essa irregularidade de falsificar a autorização da ANP em óleos lubrificantes.