Por:

Boas práticas na Educação em destaque

'Compromisso Criança Alfabetizada' é o foco dos encontros | Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) promoveu, nesta terça-feira (21/05), os Encontros de Mobilização para Partilha de Saberes e Boas Práticas nos municípios de Nova Iguaçu, São Gonçalo e Itaperuna. A iniciativa faz parte das diversas ações que estão sendo realizadas pela secretaria com foco no programa 'Compromisso Criança Alfabetizada', visando a melhora da alfabetização das crianças, por meio do Regime de Colaboração nos 92 municípios do Estado.

Estes são os primeiros encontros, no total de dez, que vão valorizar as melhores boas práticas nos âmbitos municipais. Após esta etapa, os finalistas concorrerão ao prêmio Magda Soares: Transformando a vida pela Leitura, que vai ser realizado no segundo semestre deste ano, no entanto na esfera estadual.

A subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicos da Seeduc-RJ, Myrian Medeiros, destacou a importância do regime de colaboração entre estado e município para a construção de uma educação pública cada vez mais eficaz.

Este evento é mais uma das ações fundamentais que a Seeduc está fazendo em parceria com os municípios para proporcionar um bom aprendizado para as nossas crianças desde a Educação Básica até o Ensino Médio. Não podemos caminhar sozinhos, por isso estamos unindo nossas forças — disse a subsecretária que representou a secretária de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, no evento que aconteceu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

O encontro contou com um momento para lá de emocionante, quando a pequena aluna da Escola Municipal Maria Eliondas dos Santos, em Nova Iguaçu, Ísis Martins, de 6 anos, fez a leitura de Ziraldo - poema escrito pela poetisa Juliana Valentim, homenageando o escritor e cartunista que faleceu em 6 de abril deste ano.

Quem foi Magda Soares?

Magda Soares é considerada um dos maiores nomes na área da alfabetização e letramento no Brasil. Foi professora emérita da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora e uma das fundadoras do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), teve diversos livros publicados e premiados. Magda faleceu em janeiro de 2023.