Por:

Maio Laranja tem programação especial

Para combater a violência sexual praticada na infância e adolescência, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a CCR Barcas e o VLT, montou uma programação especial durante o Maio Laranja. O mês marca o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". No Rio de Janeiro, dados do Instituto de Segurança Pública, mostram que em 2023, 3.762 crianças e adolescentes foram vítimas de estupro no estado, isso corresponde a 40% de todos os casos registrados no ano. Destes 3.182 eram meninas e 572 meninos

As ações começam nesta quarta-feira (22), na estação das Barcas da Praça XV. Já na quinta-feira (23), a programação acontece no Terminal Gentileza do VLT. Nos locais, serão realizadas atividades de sensibilização com a distribuição de folders informativos, diálogo sobre a temática, além de momentos de beleza para as passageiras. O trabalho será realizado por uma equipe multidisciplinar da Coordenação de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, pela Coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do SUAS e pelo Programa Empoderadas.

Além destas atividades, durante todo o mês estão sendo realizadas palestras com jovens, capacitação de estudantes de Direito, encontros com rede comunitária e técnicos dos municípios fluminenses. No dia 29, está programado o evento "Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes: avanços, retrocessos e perspectivas", com a proposta de debater o tema entre profissionais que trabalham com essa temática.

O encontro reunirá representantes do Governo do Estado, FEPETI (Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil), Prefeitura do Rio, Ministério Público, Defensoria Pública, Ministério Público do Trabalho entre outras representações.