Por:

Encerrada consulta de edital para Angra 3

Município de Angra dos Reis tem três usinas nucleares | Foto: Reprodução/ EletroNuclear

A Eletronuclear encerrou a consulta pública às minutas do edital e do contrato de licitação que visam a conclusão das obras de Angra 3. No total, foram enviadas cerca de 250 contribuições de agentes interessados no processo, incluindo pessoas físicas e jurídicas. As respostas serão divulgadas no site da empresa em até 45 dias, prorrogáveis a critério da companhia.

Com apoio técnico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a consulta pública buscou obter sugestões de melhorias nos documentos relacionados aos serviços de Engenharia, Gestão de Compras e Construção (EPC, em inglês), incluindo a Matriz de Risco e outros complementos contratuais.

Mais sobre Angra 3

A terceira usina nuclear brasileira terá potência de 1.405 megawatts, sendo capaz de produzir cerca de 12 milhões de MWh anuais. Deste modo, a energia nuclear passará a gerar o equivalente a 70% do consumo do estado do Rio de Janeiro. O empreendimento apresenta, no momento, um progresso físico global de 66%.

Angra 3 também terá importante papel na diversificação da matriz elétrica e na redução dos custos totais do Sistema Interligado Nacional (SIN), na medida em que substituirá a energia gerada por usinas térmicas que apresentam alto custo de geração e são frequentemente despachadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Vida útil de Angra 1

A extensão da vida útil de Angra 1 foi o tema do segundo episódio do Programa Nuclear, disponível no Spotify e em versão compacta no canal da Eletronuclear no Youtube. O assunto foi abordado com Abelardo Vieira, superintendente da unidade, e José Augusto do Amaral, superintendente de Engenharia de Apoio à Operação e responsável pela "Long Term Operation (LTO)" - em português Operação de Longo Prazo.

Eles falaram sobre o histórico de segurança de Angra 1 e detalharam o processo necessário para concluir a renovação da Licença de Operação (LO).

Atualmente, o processo de obtenção da LO de Angra 1 segue o cronograma planejado. O processo de negociação com a CNEN deve se estender até o final deste ano para finalizar todas as etapas necessárias.