Dengue: São Gonçalo inicia mutirão na cidade
Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos começaram a ser vacinados, nesta terça-feira (21), contra a dengue. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo aplica o imunizante nos cinco polos sanitários da cidade de segunda a sexta, das 8h às 17h.
A trader Aline Oliveira, de 42 anos, não deixou para depois e levou o filho João Oliveira, 10, logo no primeiro dia ao Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto. "É questão de prevenção. A gente tem os cuidados em casa, usa repelente, mas nada se compara à proteção que a vacina traz. Ela dá uma proteção extra, que é fundamental. A gente não deixa de vacinar de jeito nenhum. Toda vacina disponível, eu estou aqui aplicando nas crianças", disse Aline.
A vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em fevereiro deste ano.
A vacina tem perfil de segurança para utilização no grupo adolescente, tendo sido autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), recomendada pelo Ministério da Saúde e protege contra quatro tipos de vírus (Denv-1, Denv-2, Denv-3 e Denv-4).