Castro inaugura obras em hospitais de Duque de Caxias

Unidade de Coleta de Sangue será a primeira com gestão do Hemorio fora da capital carioca

Por

Castro na unidade de coleta de sangue do Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo

Por Redação

O governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, prosseguiu com a maratona de inaugurações. No sábado (25), o governador entregou para a população de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a ampliação de dois hospitai. Castro fez questão de ressaltar a importância da parceria com a Prefeitura.

- É muito importante essa união entre os governos, investindo em conjunto e revertendo para a população os recursos que viabilizam os serviços que o cidadão precisa - disse Cláudio Castro.

No Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo, no Parque Beira Mar, foi entregue a Unidade de Coleta de Sangue, uma parceria do Hemorio com a prefeitura. O Estado do Rio possui 27 serviços coletores e a unidade de Duque de Caxias, no entanto, será a primeira com gestão do Hemorio fora da sua sede, que fica no Centro da capital. Equipes de profissionais, equipamentos e insumos também serão fornecidos pelo Hemorio. O objetivo é facilitar o deslocamento das pessoas que queiram doar sangue.

O governador inaugurou ainda 10 leitos na Unidade de Pacientes Graves (UPG), 14 leitos na Sala Vermelha, além de novas salas de endoscopia e colonoscopia. O Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo já recebeu investimento estadual de R$ 20 milhões para reforma e ampliação.

Presenças

A inauguração foi acompanhada pelo subsecretário de Atenção à Saúde, Caio Souza, o diretor do Hemorio, Luiz Amorim, o secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, o deputado federal Gutemberg Reis e o deputado estadual Rosenverg Reis, entre outras autoridades.

Novos leitos de CTI

Castro inaugurou ainda as obras do novo Centro de Tratamento Intensivo Adulto do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, no bairro Jardim Primavera. O setor conta agora com 16 novos leitos. Desde a sua municipalização, em 2022, a unidade deu início a uma reforma, com apoio do Governo do Estado. A população conta agora com um novo Centro de Imagens, enfermaria pediátrica com 48 leitos, clínica cirúrgica com 24 leitos de ortopedia e 41 leitos de enfermaria, clínica médica com 44 leitos, um novo centro cirúrgico, Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e ambulatório. A maternidade ganhou um novo alojamento conjunto, com 11 enfermarias e 41 leitos.

O Adão Pereira Nunes é uma referência no atendimento de emergência, por conta de sua excelência nas áreas de neurocirurgia, cirurgia vascular, ortopédica e bucomaxilofacial, além da geral. Há dois anos, a unidade realizava, em média, 700 intervenções cirúrgicas.