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Teleconsulta do Hospital Pedro Ernesto vira referência

O serviço pioneiro do Centro de Teleconsulta do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj), em Vila Isabel, realizou, em um ano de funcionamento, 10.100 atendimentos a sete mil pacientes. O aplicativo Teleassistência Uerj, lançado em fevereiro de 2023, já é um modelo de assistência médica virtual no Sistema Único de Saúde (SUS) e poderá ser ampliado para todo o Brasil.

- A tecnologia é a nossa principal aliada na ampliação dos serviços públicos prestados pelo Estado do Rio. Ofertar serviços de saúde gratuitos e de forma remota é um avanço inédito na administração pública, que a partir deste segundo ano de funcionamento, em virtude da experiência adquirida, vai se expandir para todo o país. Um orgulho imenso para o Estado do Rio de Janeiro oferecer esse modelo de sucesso para o país inteiro - afirma o governador Cláudio Castro.

O aplicativo digital, desenvolvido pela UERJ, facilita o acesso às consultas a quem já é paciente do Complexo de Saúde da Universidade em todo o estado, permitindo que mais pessoas consigam manter em dia o acompanhamento.

Até o momento o foco era no atendimento virtual de casos de média e alta complexidade pelo perfil de atendimento do Hupe. Este ano, além da ampliação da oferta externa, o Complexo de Saúde da Uerj está adotando prontuário unificado incluindo portanto a consulta virtual na baixa complexidade.

O serviço do Hupe-Uerj foi o primeiro, vinculado ao SUS, a oferecer a teleconsulta, após a promulgação da Lei 14.510/22. Disponível gratuitamente nas lojas online Google e Apple, o aplicativo dá acesso virtual a atendimentos de 24 especialidades médicas. Ao acessar a ferramenta, o paciente é informado e precisa dizer que está ciente dos critérios dos serviços clínicos virtuais. Em média, são 28 interações por dia.

A coordenadora do Telessaúde Uerj e do Hupe Digital, professora Alexandra Monteiro, diz que os resultados quantitativos e de avaliação qualitativa pelos usuários "superou todas as expectativas".

- Ao longo do segundo ano desta iniciativa, vamos ampliar gradativamente essa oferta para além dos pacientes atendidos no Hupe-Uerj. Nosso planejamento é atender todo o país e não só os 92 municípios do Estado do Rio. A qualidade do nosso corpo clínico multiprofissional, aliada ao aplicativo, nos credencia para isso - justifica Alexandra.

A Teleconsulta

Otimização de tempo, custos menores, segurança de dados, prestação de serviço mais assertiva, laudos médicos mais ágeis. Esses são apenas alguns dos benefícios da teleconsulta. A prática se baseia no uso da tecnologia como ferramenta para o benefício do diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente, sem abrir mão da qualidade e da segurança.

A única exigência é que médico e paciente tenham acesso a dispositivos como computadores, tablets e smartphones, além da conexão à internet. Alexandra Monteiro, ressalta que, há mais de 20 anos, o Núcleo de Telessaúde Uerj investe na transformação digital e modernização dos procedimentos e vem colhendo bons resultados.

- A implementação do programa de teleconsultas da Uerj reduz as filas, a falta de pontualidade e assiduidade nas consultas pré-agendadas, pela oportunidade do atendimento pela internet. O sistema também contribui para a redução de custos e o deslocamento dos pacientes, ampliando o acesso aos serviços clínicos e hospitalares. Este modelo virou referência nas redes municipais, estaduais e federais - comemora Alexandra.