Por: Da Redação

Rio assume liderança ambiental das Américas

Estado foi eleito para vice-presidência da Regions4 | Foto: Fabiano Veneza - SEAS/INEA

Sede das grandes conferências mundiais deste ano, o Rio de Janeiro recebeu nesta quarta-feira, 26/06, a Assembleia Geral 2024 da Regions4 na Casa G20, embaixada cultural do Governo do Estado em Ipanema. Durante a abertura do evento, o RJ tomou posse do cargo de vice-presidente das Américas da coalizão internacional que reúne governos subnacionais de todo o planeta. Ao integrar a presidência do grupo, o estado passa a liderar a pauta ambiental no continente.

''O Rio de Janeiro tem um longo e expressivo histórico de sediar debates para definição dos passos em direção ao desenvolvimento sustentável global. Mais de 30 anos após a Rio-92, alcançamos um posto de liderança em uma parceria tão importante como a Regions4. Este é um marco histórico para o Rio de Janeiro. Assumimos essa missão com muita determinação e seriedade'', disse o governador Cláudio Castro.

A Regions4 representa 49 governos regionais de 22 países, em quatro continentes, e impulsiona progressos reais e localizados em matéria de alterações climáticas, biodiversidade e desenvolvimento sustentável. A Assembleia Geral deste ano, promovida em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, tem como tema "Regiões Capacitadas para Moldar um Futuro Sustentável, Justo e Resiliente" e visa promover um sistema da ONU que reconheça o papel fundamental dos governos locais na agenda sustentável.

''Os governos regionais têm a chave para a concretização do clima, da biodiversidade e da agenda de desenvolvimento sustentável, porque estão na linha da frente nos territórios, implementando políticas críticas e impulsionando ações tangíveis que têm um impacto direto nas comunidades e nos ecossistemas. A nossa inclusão no sistema das Nações Unidas como principais tomadores de decisão é vital para enfrentar os desafios globais de forma eficaz e alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável'', afirmou a secretária-geral da Regions4, Natalia Uribe.

Na ocasião, o estado ainda assinou a Declaração Política do Rio de Janeiro, poderoso apelo para uma renovação do sistema das Nações Unidas que apoie cidades e regiões na construção de um amanhã sustentável.