Curta-metragem com realização do Sesc RJ através do projeto Picadeiro Móvel edição 2023, o documentário "Nós, palhaças" foi selecionado para ser exibido em três festivais diferentes: o Cine Lebu, qualificador oficial dos prêmios Oscar e Goya, o Festival de Antares e a Mostra Lugares de Cultura. Em parceria com a produtora audiovisual Por Que Não? Filmes, que coproduz e dirige a película, o documentário tem direção de Melise Fremiot e Getúlio Ribeiro.
O festival chileno Cine Lebu teve mais de 6 mil inscrições provenientes do mundo todo e apenas 2 filmes brasileiros foram selecionados. O Festival de Antares, nova premiação russa de cinema, exibirá o curta no dia 26 de junho na cidade de Sochi. 'Nós, Palhaças' é o único filme brasileiro em todo o festival e está na mostra competitiva de documentários. A Mostra Lugares de Cultura, proposta pelo CCBB Educativo, ainda não definiu data para exibição. O festival acontece até 04/08 e busca construir uma janela para obras que abordam o universo audiovisual.
Por meio das memórias, vivências e atravessamentos de três artistas da comicidade, o curta documental registra o olhar feminino sobre o passado, o presente e o futuro do circo. Entre as três artistas apresentadas no documentário, destaca-se a palhaça Noenice SolFrida, personagem de Thamyres Nunes, que teve o primeiro contato com a palhaçaria em uma apresentação promovida pelo Picadeiro Móvel e desenvolveu sua formação dentro do projeto.
"Esta é a primeira vez que um filme produzido pelo Sesc vai ao Cine Lebu. A seleção deste título é muito significativa para promover visibilidade a estas mulheres que vêm rompendo barreiras e conquistando cada vez mais espaço no universo da palhaçaria", comenta Leandro Luz, analista de Audiovisual do Sesc RJ.
O Picadeiro Móvel é a maior realização da linguagem de circo promovida pelo Sesc RJ, que propõe a apresentação de um panorama da produção circense, através de apresentações artísticas, processos formativos e encontro entre profissionais.