São Gonçalo faz Dia D de vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite terá o seu Dia D de mobilização nacional neste sábado (8). O objetivo é incentivar a vacinação contra a doença nas crianças entre um ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias, independente se já tomou ou não a vacina. O imunizante oral (VOP), a famosa gotinha, estará disponível em 70 pontos, das 8h às 17h.
A contraindicação da aplicação da vacina só acontece nos casos de evolução de febre e nos casos de crianças com histórico de evento adverso grave, como paralisia flácida aguda, associada à vacina, após dose anterior de vacina contra poliomielite.
O uso de antibióticos não interfere na aplicação da vacina. A vacina contra a poliomielite pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Para a aplicação das vacinas, as cadernetas de vacinação de cada criança serão avaliadas e a atualização será feita de acordo com o esquema vacinal de cada um.
Os responsáveis devem levar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS para a unidade de saúde.
''A vacinação é uma forma de demonstração de amor com o filho. Quem ama, cuida e vacina. As reações são mínimas, quase inexistentes. E a prevenção é máxima", disse o secretário de Saúde de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.