S. Gonçalo inaugura unidades de saúde
Mais dois bairros ganharam, nesta quinta-feira (20), unidades de saúde revitalizadas. Os moradores do Jóquei receberam a USF Mariléa Cardoso; os do Recanto das Acácias, a USF David Capistrano. As unidades vão dar atendimento mais humanizado em ambientes adequados e dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As unidades são as 42ª e 43ª entregues pelo prefeito Capitão Nelson, respectivamente, completamente renovadas na alvenaria, no mobiliário e equipamentos.
"É sempre uma satisfação entregar mais uma unidade completamente revitalizada. Temos compromisso com São Gonçalo e quero uma cidade melhor. Hoje, as pessoas batem no peito com orgulho para falar que moram em São Gonçalo. Estamos trabalhando muito e o trabalho está sempre em primeiro lugar. Assim conseguimos mudar a cidade. Essa unidade é mais um exemplo disso. Agora, vocês têm um lugar para trabalhar dignamente e para atender bem os pacientes. Quem vem aqui, não vem à toa. Preciso do profissionalismo e do bom atendimento de vocês para tudo dar certo", disse o prefeito Capitão Nelson, na entrega da USF do Jóquei.
Com novos consultórios e salas específicas para os serviços, a Mariléa Cardoso tem capacidade para atender 8 mil usuários com médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo.
Os programas da Atenção Básica também estão disponíveis com serviços de pré-natal, preventivo, puericultura, medição da pressão arterial e da glicose. Há também vacinação, serviço de curativo e exames laboratoriais de sangue, urina e fezes.
As unidades de saúde de São Gonçalo estão sendo padronizadas e recebendo pisos novos, pintura, climatização, adequações gerais e de acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência), além da revitalização da fachada e revisão elétrica - tudo conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade.