Por:

S.Gonçalo inicia a 6ª Conferência das Cidades

Com o tema "Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social" foi iniciada, na tarde desta terça-feira (2), a 6ª Conferência Municipal das Cidades promovida pela Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Gonçalo. Após 10 anos de pausa, as Conferências das Cidades voltaram a acontecer em todo o País, sob convocação do Ministério das Cidades.

O encontro, que reuniu representantes do poder público e da sociedade civil, aconteceu no auditório do Sest/Senat, do bairro Tribobó. Mais de 170 pessoas se inscreveram para participar da Conferência.

"É muito gratificante ver tanta gente interessada em participar da Conferência das Cidades. Nosso compromisso é fortalecer a participação coletiva e social na construção de políticas públicas de desenvolvimento urbano para que a gente possa repensar como viver melhor na nossa cidade", destacou a secretária de Habitação, Rafaela Santana.

O objetivo da Conferência é fortalecer a participação social na formulação de políticas públicas efetivas, destinadas ao desenvolvimento urbano, à habitação, aos territórios periféricos, à mobilidade urbana e ao saneamento básico, voltada à elaboração de propostas locais que serão aprimoradas sob a perspectiva de várias escalas, de comunitária à nacional. A reunião é uma etapa preparatória para a 6ª Conferência Estadual da Cidade do Rio de Janeiro e para a 6ª Conferência Nacional das Cidades.

"Nós, da Secretaria de Estado das Cidades, estamos apoiando todos os 38 municípios do Rio de Janeiro que estão realizando a Conferência das Cidades e estar na cidade em que nasci e fui criado é muito especial, especialmente por ver tanta gente interessada nesse debate. Temos certeza de que toda a discussão envolvida na Conferência Municipal será de muita valia para as reuniões na esfera estadual e nacional. Essa é uma grande oportunidade para pensar em soluções eficientes para o desenvolvimento justo e inclusivo das cidades", afirmou o secretário de Estado das Cidades e presidente do Conselho Estadual das Cidades, Douglas Ruas.

A 6ª Conferência das Cidades também contou com a participação de diversos secretários e representantes do Executivo.