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Central da PM recebe certificação internacional

Pela primeira vez na América Latina, um serviço de emergência da área de segurança pública conquistou a certificação ISO 9001, um selo de qualidade internacional: a Central 190, da Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro. O serviço alcançou a nota média de 4,40, numa pontuação entre 0 e 5. O selo ISO 9001 foi entregue, nesta terça (09), ao governador Cláudio Castro, no Centro Integrado de Comando e Controle. Também participaram da entrega os secretários da Segurança Pública, Victor Santos, e da PMERJ, coronel Marcelo de Menezes Nogueira. | Foto: Governo do Rio

Pela primeira vez na América Latina, um serviço de emergência da área de segurança pública conquistou a certificação ISO 9001, um selo de qualidade consagrado internacionalmente. A Central 190, da Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro, recebeu a certificação pela qualidade de atendimento dos operadores, depois de cumprir uma série de exigências técnicas, entre as quais comprovar o alto grau de aprovação do público: em uma pesquisa de satisfação, o serviço alcançou a nota média de 4,40, numa pontuação entre 0 e 5. O selo ISO 9001 foi entregue, nesta terça-feira (09/07), ao governador Cláudio Castro.

''É extremamente gratificante receber esse reconhecimento. A certificação concedida ao Serviço 190 da Polícia Militar traduz o empenho de todos os integrantes da corporação que atuam na área e o quanto o nosso governo tem investido em segurança pública. O investimento em tecnologia para levar um melhor serviço para a população é o caminho correto'', destacou o governador Cláudio Castro.

Instalada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, a Central 190 é a principal porta de acesso da Polícia Militar junto à população. No primeiro semestre deste ano, os operadores do serviço atenderam a 891.330 ligações de todo o estado com as mais variadas demandas. São solicitações tanto para denunciar crimes quanto, por exemplo, para socorrer um idoso perdido em via pública.

''A nossa Central 190 é uma importante ferramenta para cumprir o nosso objetivo estratégico de transformar a corporação fluminense em referência nacional em polícia de proximidade'', explicou o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.

A obtenção do selo de qualidade foi precedida de uma série de ações exigidas pela BGA Certificadora, empresa especializada acreditada junto ao Inmetro, do Governo federal. Entre as exigências está a pesquisa de satisfação em tempo real. O estudo foi desenvolvido durante o processo de implementação do sistema de gestão, aferindo a qualidade para alcançar à certificação ISO 9001. Logo após o atendimento, o solicitante recebe um SMS para registrar sua nota de 0 a 5. 

O modelo para emissão da certificação ISO 9001 é adotado em 169 países, já certificando mais de um milhão de empresas públicas e privadas. O certificado diz respeito ao atendimento a uma norma internacional com as melhores práticas de gestão, sendo uma ferramenta por meio da qual as instituições e empresas se baseiam para desenvolver uma gestão de qualidade.

Central é acionada cinco mil vezes por dia

Criada há 48 anos, a central de atendimento de emergência 190 é a mais conhecida no país. Atualmente, há um efetivo de 180 policiais militares capacitados para atuar na Central 190 do RJ. O número 190 é acionado em torno de cinco mil vezes por dia.

Nos últimos três anos, os gestores da Central 190 aperfeiçoaram o trabalho. O primeiro passo foi melhorar a qualificação dos operadores, que fazem parte da corporação, para recuperar a cultura de atendimento ao público.