Por:

Professoras da Rede Estadual viajam para curso na França

Rosana Marcia Alves Soares e Telma Villa, professoras do Ciep 449 Governador Leonel Brizola | Foto: Divulgação

As professoras de Língua Francesa Rosana Marcia Alves Soares e Telma Villa, do Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola - Intercultural Brasil-França, em Charitas, Niterói, viajaram, no último sábado (13/07), para um período de 15 dias de formação acadêmica na cidade de Bordeaux, no sudoeste da França. A participação no curso foi resultado da premiação no concurso promovido pela instituição independente francesa Label France Éducation, com o apoio da Embaixada da França. Após uma seleção, elas conquistaram duas das quatro vagas oferecidas para docentes da América Latina.

Fazem parte da formação os cursos sobre dinâmicas motivacionais de aprendizagem e de técnicas de estudo de textos literários, entre outros. Participaram da iniciativa professores que atuam em colégios que possuem o selo Label, concedido às escolas que promovem ensino de excelência da língua francesa e têm em seus currículos disciplinas que são ministradas em francês.

Rosana é professora da rede estadual há 25 anos e leciona há 9 na Intercultural Brasil-França. Já participou de um intercâmbio na França promovido pelas parcerias com a escola e considera a formação continuada sempre bem-vinda.

''Com essa formação, espero trazer novos conhecimentos para a minha prática em sala de aula e desenvolver nos alunos, cada vez mais, o gosto pelo idioma. É um privilégio para os alunos terminarem o Ensino Médio com o certificado de proficiência na língua francesa, o que abre portas para eles. A escola tem muitos alunos seguindo a carreira acadêmica em universidades públicas, alguns se tornaram colegas de profissão e outros estão seguindo carreira na França''.

Para a professora Telma, é a primeira viagem à França. Atuando no Ciep 449 há um ano, ela conta que está ansiosa, animada e feliz com a oportunidade.

''O curso vai acrescentar muito ao meu trabalho. Sempre sonhei em lecionar em uma escola pública, o que faço agora. Para os jovens estudantes, aprender uma nova língua e sua cultura abre a mente, mostra novos horizontes e traz mais oportunidades. Eu me sinto privilegiada de poder passar e trocar conhecimentos com os alunos. Poder fazer parte da caminhada deles é muito importante para mim'', disse.

O diretor, professor Cícero Tauil, lembra que a escola Brasil-França, criada em 2014, foi a primeira unidade intercultural da rede estadual de ensino.

''A formação continuada do corpo docente é um dos principais pilares da continuidade da excelência desse projeto, pioneiro no Brasil, de escolas interculturais'', afirma ele.

Sobre o selo Label

O selo Label é uma marca de qualidade da Label France Éducation, instituição que valoriza e acompanha estabelecimentos escolares estrangeiros que dedicam à língua francesa um lugar importante no seu projeto educativo, oferecendo na grade curricular pelo menos uma disciplina não linguística em francês. Para concederem o selo, eles avaliam currículo, proficiência dos professores, desempenho dos alunos e as disciplinas ministradas em francês e português. No caso do Ciep Brasil-França, elas são Biologia, Sociologia e Matemática e Projeto de Vida, o que lhe confere o Label II.