O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio durante a semana passada nos municípios de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu, identificou e removeu 291 irregularidades (furtos e fraudes) na medição de energia de unidades consumidoras. Entre os casos constatados que se destacam estão ligações diretas na rede da distribuidora em um mercado e quatro residências de Cachoeiras de Macacu.
Durante o Energia Legal, para facilitar o acesso aos serviços, a Enel ofereceu atendimento móvel a 153 clientes do município, que puderam solicitar segunda via de conta, ligação nova e troca de titularidade, por exemplo. Além disso, foram realizadas 10 negociações de dívidas, permitindo aos clientes a regularização de seus débitos. Nesta edição, a companhia também fez o sorteio de 15 geladeiras para clientes dos dois municípios, que foram contemplados com modelos mais eficientes. No total, 50 pessoas se inscreveram na iniciativa.
Com a intenção de combater irregularidades e furtos, o projeto, que está em sua 67ª edição, já identificou em torno de 25,9 mil furtos de energia, sendo 92% dos casos em residências e 8% em comércios nas 28 cidades por onde passou desde o fim de 2019. "O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa em conjunto com a Polícia Civil promove resultados muito relevantes no combate ao furto de energia. Ao minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto aos clientes", afirma Irapuã Prates, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.
Consumo consciente de energia
Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também forneceu dicas de segurança e de consumo consciente de energia a 100 pessoas por meio de palestras educativas e realizou troca de 140 lâmpadas por modelos LED, mais eficientes. Além disso, a distribuidora ofereceu informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social.