Bolsa Atleta tem representação em Paris

Por

As trajetórias de Rafaela Silva (judô), Marcus D'Almeida (tiro com arco) e Ygor Coelho (badminton) é prova de que o esporte é uma valiosa ferramenta de inclusão e transformação social, capaz de mudar vidas. Eles fazem parte do programa Bolsa Atleta RJ, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e vão representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024.

"É com muito orgulho que teremos esses representantes do Estado do Rio em Paris. O Bolsa Atleta RJ é um excelente mecanismo para o incentivo e fomento ao esporte, especialmente para que atletas possam se dedicar aos treinos, contribuindo para o desempenho profissional, social e familiar. Além disso, o programa contribui para deixar um legado nacional para as futuras gerações. Estaremos aqui torcendo por todos", ressaltou o governador Cláudio Castro.

Nascida na Cidade de Deus, Rafaela Silva é um exemplo ativo e fonte de inspiração para outros beneficiados por projetos sociais incentivados pelo Governo do Rio. Com oito anos, ela começou a praticar judô no Instituto Reação, ONG criada pelo ex-judoca Flávio Canto. Desde então, perdeu a conta de quantas oponentes levou ao chão no tatame. Primeira brasileira a conquistar medalha de ouro em Mundial de Judô (2013) e em Olimpíadas (Rio 2016), ela é reconhecida por onde passa. Aos 32 anos, mira o lugar mais alto no pódio em Paris 2024.

"Eu não conhecia a arte marcial, mas me apaixonei rapidamente pelo judô, pela parte competitiva do esporte. E pelo que eu faço no tatame virei uma referência. Desde então, tenho conseguido inspirar outras pessoas. Assim como o judô transformou a minha vida, espero continuar a inspirar e motivar outras crianças e jovens a mudarem de vida também. É muito gratificante", destacou Rafaela Silva.

Campeã do Campeonato Pan-Americano

Rafaela foi campeã do Campeonato Pan-Americano e da Oceania de Judô, realizado no Rio, ao vencer a canadense Christa Deguchi, atual campeã mundial e número um do mundo. Atualmente, Rafaela ocupa o 6ºlugar no ranking mundial e disputa lugar entre os cabeças de chave na França, na categoria até 57kg.