Por:

Maricá participa de projeto cultural na Colômbia

Quatro representantes de Maricá estarão presentes no projeto "Conexão Rio-Colômbia: Saberes Ancestrais e Produções Culturais" que contará com uma comitiva de produtores, mestres de saberes tradicionais, artistas da cultura popular, cientistas sociais e historiadores do Rio de Janeiro e outras cidades fluminense, que participam neste mês de agosto da primeira de três ações em eventos internacionais em Cali, na Colômbia.

A cientista social e pesquisadora em gestão cultural, Taísa Bezerra; a museóloga e pesquisadora em memória social e literatura oral, Blanca Dian; Watusi Madeira que é fundador do Grupo União Afro Cultural dos Irmãos - que sensibiliza jovens por meio da música; e Mestre Dico, que é artista, artesão e mestre de capoeira, dedicado à formação de novos capoeiristas, foram os escolhidos para participar desse projeto e levar histórias sobre Maricá para a Colômbia. "Estamos levando agentes de cultura que fazem parte da história de Maricá para terem a experiência de seus trabalhos exibidos na Colômbia. Um grande avanço para nossa cidade e esse é só o começo!", comentou a produtora Taisa Bezerra.

O Instituto MentoresHub - Associação da Economia Criativa do Brasil junto a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, realizará uma agenda promovendo a divulgação e a expansão das redes de arte e cultura fluminense na América Latina. Ao longo do segundo semestre do ano de 2024 vão acontecer: seminários, oficinas, trocas de saberes, rodada de novos negócios e apresentações de artistas em território colombiano. Promovendo a internacionalização da produção artística fluminense e representando nosso estado num cenário global.

"É uma ação muito importante, a Colômbia é um grande mercado mundial, os festivais são uma porta de entrada fantástica para artistas no mercado internacional", disse o produtor executivo Marcelo Caldas.

Na primeira ação, com apresentações artísticas, oficinas e seminários, se dará no Festival Petronio Álvarez, um dos maiores eventos latino-americanos de tambor e cultura preta, palanque, latina e do povo caribenho.

O Festival de Música Petrônio Álvarez é o festival de cultura afro-americana mais importante da América Latina. Em seus 23 anos de existência, posicionou-se como um espaço de encontro onde a herança afro-colombiana e todas as suas manifestações estarão em destaque durante seis dias de atividades.