Um encontro especial, repleto de informação e muita emoção. Na última sexta-feira (09), estudantes da rede estadual que integram o Programa Jovem Repórter participaram de uma conversa inspiradora com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, na Fundação Biblioteca Nacional, no Centro do Rio. Durante a entrevista informal, eles debateram questões importantes sobre a economia criativa do país e conheceram um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo MinC.
Os estudantes Marcos Aurélio Pereira da Silva e Victor Hugo Guerra Nascimento, do Ciep 218 Ministro Hermes Lima - Intercultural Brasil-Turquia, de Duque de Caxias; Davi Martins de Sales e Emily Marques Farias, do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade - Intercultural Brasil-Estados Unidos, de Nova Iguaçu; e Manuella Lanes Nobre Souza e Pâmella Guarany da Costa, do Ciep 413 Adão Pereira Nunes - Intercultural Brasil-México, de São Gonçalo, marcaram presença no encontro e puderam fazer perguntas à ministra.
"Participar do Jovem Repórter é uma grande oportunidade, e não só para mim como para todos os que participam desta ação. É incrível, uma das experiências mais enriquecedoras e criativas da minha vida e que vou levar pra sempre. Estou aprendendo várias técnicas e conhecendo muita coisa", comentou Marcos Aurélio.
A jovem repórter Emily Marques também comemorou sua participação no programa, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ), e já sonha com o futuro.
"O projeto é incrível. Abre muitas oportunidades e aumenta meus conhecimentos. Isso melhora demais minha comunicação e é um grande incentivo para meu projeto de vida", disse a estudante.
A primeira quinzena de agosto tem sido muito importante para a cultura nacional, com o lançamento da Política Nacional de Economia Criativa, batizada de "Brasil Criativo", por meio da criação da Secretaria de Economia Criativa do MinC. Além disso, houve o encontro do Grupo de Trabalho relacionado à área no G20, que reúne, anualmente, os países com as maiores economias do mundo, para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. Neste ano, os eventos deste fórum mundial acontecem no Brasil.
"No Ministério da Cultura, trabalhamos intensamente para integrar a cultura em diferentes ambientes, especialmente na educação. Estamos em parceria com o Ministério da Educação para desenvolver projetos que levem mestres da cultura popular, como professores de violão e teatro, para dentro das escolas. Trata-se de uma construção conjunta, e nossa expectativa é que essas ações se espalhem por todo o Brasil. Sabemos que o país é vasto e diversificado, com estados em diferentes estágios de desenvolvimento educacional, mas nossa visão é que, em breve, possamos implementar o ensino de arte e cultura em todas as escolas, beneficiando estudantes em todo o país", analisou a ministra Margareth Menezes.
Ao incentivar a produção cultural, o governo não só enriquece o patrimônio imaterial da nação, mas também impulsiona a economia. Neste contato com a ministra, os estudantes puderam se aprofundar ainda mais nas diretrizes culturais do país e saber como essas ações influenciam na vida de todos eles.