Por:

Alunos do Estado sonham em participar das Olimpíadas

A Olimpíada de Paris já terminou, mas os alunos da rede estadual de ensino continuam nas primeiras colocações nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ 2024). As conquistas demonstram que o espírito olímpico está vivíssimo dentro dos corações desses atletas, considerados grandes apostas para o futuro do esporte no país. É o caso de Matheus Souza, de 15 anos, estudante do Colégio Estadual República da Angola, na Penha, Zona Norte do Rio, que ganhou a medalha de ouro no pentatlo moderno nas categorias regional e estadual.

"Foi emocionante conquistar o ouro. Esta vitória é a primeira de muitas que virão na minha vida. Costumo brincar com a minha mãe e com o meu treinador que, em 2028, estarei na Olimpíada de Los Angeles", contou Matheus, que se divide entre os estudos e treinos para realizar o sonho de se tornar um atleta olímpico.

A jovem Rafaelle Weitzel, de 16 anos, do Colégio Estadual Hilário Ribeiro, de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, foi mais uma que garantiu a medalha de ouro na competição. O primeiro lugar veio nos 100 metros com barreira, modalidade olímpica de atletismo.

"Alcançar este pódio foi muito gratificante. Principalmente, olhar que o meu tempo está melhorando a cada dia que passa. Esta vitória demonstra que o esporte pode, sim, nos possibilitar um futuro melhor, basta querermos", disse a emocionada medalhista.

Lívia Ribeiro, de 16 anos, do Colégio Estadual João Salim Miguel, em Bangu, Zona Oeste do Rio, fechou a participação dos alunos da rede estadual de ensino e conseguiu a prata nos saltos em altura e triplo, nas categorias regional e estadual.

"Essas medalhas representam a minha trajetória. Treinei muito para estar aqui. Estou muito feliz por ter conseguido as duas pratas", comemorou a estudante.

E uma pessoa para lá de especial vibrou muito com o segundo lugar da Lívia. Erika Ribeiro, mãe e treinadora, faz questão de acompanhar os primeiros passos da filha em busca de voos mais altos no esporte.

"Tenho muito orgulho de olhar a Lívia trilhando não só o meu caminho, mas o do pai dela também. Estamos felizes demais! Acreditamos que ela vai chegar muito longe. Quem sabe em uma Olimpíada? Potencial para isso, ela tem! E está treinando forte para fazer acontecer", destacou a ex-atleta Erika, que foi campeã brasileira de salto em altura, entre 2001 e 2007, e vice-campeã sul-americana, além de deter os recordes estaduais do sub-18, sub-20 e sub-23.

Saiba mais sobre os Jogos

Ao todo, 20 modalidades estão sendo disputadas por estudantes de 11 a 17 anos: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, entre outras. São mais de 5 mil alunos inscritos para as competições.

"Sempre falo que esporte e educação estão totalmente interligados, já que trazem melhorias significativas na aprendizagem. Parabéns a todos os medalhistas! Vocês evidenciam que podemos construir uma juventude melhor para o estado do Rio de Janeiro", disse a secretária de Educação, Roberta Barreto.