Por:

Barra Mansa ocupa 10ª melhor educação municipal do estado

Município de Barra Mansa alcançou a meta pretendida em indicador | Foto: Paulo Dimas/PMBM

De acordo com as informações do último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2023 e divulgado pelo Ministério da Educação na quarta-feira (14), Barra Mansa obteve notas superiores em comparação com a avaliação realizada em 2019, ocupando a 10ª posição no estado do Rio de Janeiro entre as redes municipais de ensino. Em uma escala de 0 a 10, o município subiu de 5,2 para 5,9 (referente às séries iniciais do Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano) e de 4,5 para 4,9 (referente às séries finais do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano). Com esses resultados, Barra Mansa atingiu a meta proposta pelo prefeito Rodrigo Drable de estar entre as 10 melhores notas do Ideb no estado para a rede municipal.

Principal indicador brasileiro

Criado há quase 20 anos, o Ideb é o principal indicador da educação no Brasil, sendo calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar (obtidos no Censo Escolar) e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Quarta posição na região

Com os resultados do Ideb 2023, Barra Mansa alcançou a quarta posição da região Sul Fluminense com relação às séries iniciais; na região, o município é o que mais cresceu entre os que têm aproximadamente a mesma população e quantidade de escolas; os Anos Iniciais tiveram o 2º melhor crescimento e os Anos Finais registraram o 3º melhor índice, levando-se em consideração o aumento em nota; as escolas Rialto, Ada Bogato e Clécio Penedo estão entre as 10 maiores notas de crescimento: 7ª posição (Anos Iniciais) e 8ª posição (Anos Finais), entre as mais de três mil escolas municipais do estado do Rio de Janeiro.

Resultados obtidos

De acordo com o prefeito Rodrigo Drable, o ano de 2021 foi desconsiderado na comparação atual devido a pandemia pelo Covid-19 mas, ressalta que a interrupção das aulas presenciais não impediu os resultados após a retomada.

"De todas as análises que fizemos, podemos destacar que o nosso objetivo foi atingido. O que pretendíamos era alcançar uma avaliação positiva dentro do contexto, uma vez que a defasagem era muito grande por conta da pandemia. Enquanto boa parte dos municípios reclama que não atingiu suas metas porque ainda vive as consequências negativas, Barra Mansa vai na contramão. Todo o resultado vem de um trabalho coletivo de identificação de fragilidades e elaboração de programas de recomposição de aprendizagens que, hoje, com a nota do Ideb, podemos depreender que surtiu efeito e cumpriu o seu papel", disse o prefeito.