Por:

Barra do Piraí preserva e celebra memórias

Em 17 de agosto, o Brasil celebrou o Dia do Patrimônio Histórico, data criada em 1937, dedicada à preservação e valorização das riquezas culturais que contam a história do país. Em Barra do Piraí, sul do interior do Estado do Rio, a importância deste dia é reforçada pela presença de patrimônios históricos que são verdadeiros marcos da identidade local. A Catedral da Senhora Sant'Ana, as Estações Ferroviárias de Barra do Piraí e de Ipiabas, além do icônico Beco da Carioca.

Esses monumentos, além de representarem a arquitetura e o estilo de vida de épocas passadas, carregam histórias que ajudaram a moldar a cidade. A Catedral da Senhora Sant'Ana, por exemplo, foi financiada pelo terceiro barão do Rio Bonito. Uma construção em estilo neoclássico que traz em sua fachada a escrita em latim "1881 - D. Pedro II, Imperador do Brasil, quer que esta igreja seja chamada Sant'Anna".

Enquanto a Estação Ferroviária Central de Barra do Piraí, tombada por sua importância histórica no cenário ferroviário nacional, foi inaugurada em 1864 pelo Imperador Dom Pedro II. Em 2022 a estação foi revitalizada e convertida em um Centro Cultural denominado Rosemar Muniz Pimentel.

Sobre isso, o secretário de Turismo e Cultura, Wagner Aiex, diz que "muitos barrenses são apegados emocionalmente à Estação, todos conhecem alguém que já trabalhou lá e têm uma história". Wagner completa relembrando a importância da valorização do patrimônio histórico.

A Estação Ferroviária de Ipiabas é um monumento histórico de 1881, que a prefeitura também realizou sua reforma, resgatando a história daquela época.

E, por último, o Beco da Carioca, de 1884, com suas características únicas, foi o primeiro serviço de sistema de água e esgoto do então povoado de Sant'Ana e, na época, simbolizava um ponto de parada para muitas pessoas que transitavam pela região, num tipo de espaço de convivência comunitária.