Moradores de Saquarema recebem água tratada

Por CORREIO FLUMINENSE

Conhecida por seu potencial turístico, Saquarema, na Região dos Lagos, é destino de milhares de visitantes durante o ano, principalmente no verão. E a cidade vai ganhar nova estrutura de abastecimento de água, que beneficiará cerca de 4,5 mil pessoas que vivem nas imediações do 3° Distrito, mais precisamente em Jaconé.

Ao todo, a Águas do Rio vai implantar mais de 20 quilômetros de rede, por onde novas ligações levarão água tratada e encanada a famílias que há anos usam água de poços e de carros-pipa. "A obra é complexa e tem previsão de término para dezembro deste ano. Num primeiro momento, vamos passar por mais de 30 ruas com a nova rede. Em seguida, faremos a interligação, dando início a um novo ciclo na vida dessas pessoas, pois levaremos saúde e dignidade para dentro das casas delas", disse Malcom Bispo, gerente de Operações da Águas do Rio.

Quem está ansioso para receber o serviço é Lúcio Monteiro, de 74 anos. Há mais de 20 anos, o aposentado construiu sua casa no balneário com a esperança de um dia ter água tratada no imóvel. Entretanto, a realidade foi muito diferente. Agora, com o início da obra e a implantação dos primeiros metros de rede, o ex-bancário vê as esperanças serem renovadas.

"Desde que construí a casa, em 2001, sempre tive a expectativa de um dia ter água canalizada e não precisar usar o poço artesiano, já que a água não é boa para consumo", disse.