RIW: Saúde lança desafio por soluções tecnológicas

Por CORREIO FLUMINENSE

A Secretaria de Estado de Saúde vai desafiar startups, universidades e centros tecnológicos que participam do Rio Innovation Week 2024 a apresentarem soluções de transformação digital para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Até esta quinta-feira (15) também serão realizados painéis de debate sobre o controle de epidemias, os impactos das mudanças climáticas, a telemedicina e o uso da inteligência artificial no atendimento ao paciente. O evento ocorre nos armazéns da Praça Mauá, entre 13 a 16 de agosto. No Desafio de Inovação Aberta, o objetivo da SES/RJ é encontrar soluções inovadoras para questões como a melhoria do diagnóstico precoce e o cuidado integral para pacientes com doenças raras na Atenção Primária do Sistema SUS. Os especialistas em tecnologia também poderão sugerir projetos para estabelecer uma coordenação de cuidados eficiente para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições neurodivergentes.

Também estão no radar novas formas de usar recursos digitais para acelerar a entrega de medicamentos solicitados pelos cidadãos, permitindo um início mais rápido do tratamento também estão entre os desafios. Assim como a busca de soluções tecnológicas que facilitem a triagem prévia de pacientes na regulação.

Uma outra ideia é automatizar a priorização de demandas na gestão das filas, com base em protocolos de regulação de acesso a procedimentos eletivos na atenção primária. Há expectativa de que possa também surgir proposta de uso da Inteligência Artificial na prevenção e no tratamento do câncer.