Obmep: Estudantes conquistam premiações

Por

Alunos da rede municipal da Secretaria de Educação de Maricá conquistaram premiações na edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Foram 20 medalhas na categoria nacional, 11 na categoria regional e outras 16 menções honrosas distribuídas em seis escolas.

Ao todo, 475 estudantes maricaenses do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental realizaram o exame, dos quais 20 foram premiados. Alguns deles receberam duas medalhas, premiações referentes às categorias nacional e regional. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a primeira fase da 18ª Obmep aconteceu em maio do ano passado e contou com a participação de 18,3 milhões de alunos de mais de 55 mil escolas.

Nesta etapa, a prova foi composta por seis questões discursivas e os alunos tiveram três horas para completá-las. Aos classificados, serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 50 mil menções honrosas.

CEPT é destaque na premiação

O Campus de Educação Pública Transformadora Leonel de Moura Brizola, que abriga a Escola Municipal Anísio Teixeira, foi a unidade com maior número de premiações na cidade. Ao todo, foram oito alunos premiados com quatro medalhas regionais (um ouro, uma prata e dois bronzes), duas medalhas nacionais (uma prata e um bronze) e seis menções honrosas nacionais.

Medalhista de ouro na categoria regional e prata à nível nacional, Gabrielly Paulo de Oliveira Pacheco, 16 anos, era aluna do 9º ano do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel de Moura Brizola, em Itaipuaçu, quando participou da prova. A estudante contou que fez a prova despretensiosamente, sem acreditar que poderia ser premiada.

"Na verdade, eu não estava esperando ganhar nada. Sempre me achei muito ruim em matemática e quando descobri que eu havia ganhado uma medalha na Obmep eu fiquei muito surpresa. Fiquei muito feliz e aumentou a minha autoestima", declarou.