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Escolas interculturais se destacam no Ideb

Unidades têm proposta pedagógica bem definida | Foto: Divulgação/Seeduc-RJ

As 27 escolas interculturais são um grande sucesso na rede estadual de ensino. Prova disso são os excelentes resultados que essas instituições conseguiram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com notas acima da média. O projeto, implantado pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), alia as disciplinas da matriz curricular aos conteúdos específicos em uma determinada língua estrangeira. Isso tudo graças a parcerias firmadas com consulados, embaixadas e institutos internacionais.

"Escolas como essas, de horário estendido, alcançam praticamente o dobro da nota das demais. Essas unidades se destacam, também, pelas oportunidades para o futuro dos jovens, seja de continuidade dos estudos ou de colocação no mercado de trabalho", destaca a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

A ideia nas escolas interculturais é que os alunos aprendam tudo o que está disposto na Base Nacional Curricular brasileira e conteúdos relacionados ao país com o qual a escola tem parceria, além da língua nativa daquela nação. Cada escola busca ainda desenvolver uma área do conhecimento específica.

A intercultural de melhor desempenho no Ideb foi o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa - Intercultural Brasil-China, de Niterói. Com nota 5,2, acima da média nacional, a escola se destaca pelo trabalho realizado há anos por todo o corpo docente. A cultura oriental permeia o desenvolvimento das mais diversas atividades escolares.

"A gente faz um trabalho em conjunto com os professores, com os alunos, com a família. Eu acho isso muito importante para que dê certo. A gente resiste, e o nosso trabalho em conjunto, a nossa parceria faz com que a gente possa obter os melhores resultados. Acreditamos muito nos nossos alunos e nos nossos professores.

Todo mundo trabalha com muito gosto, com amor. Somos uma escola muito unida, e esse é o nosso principal diferencial", comentou Flávia Mercante, diretora-adjunta da unidade.

Outra intercultural que se destacou na avaliação foi o Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade - Intercultural Brasil-Estados Unidos, de Nova Iguaçu, que obteve média 5,1.