Por:

Rioprevidência vai levar serviços aos segurados no interior

Recenseamento pode ser feito em uma das agências | Foto: Reprodução

O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência) vai estrear, neste mês de setembro, o RP Móvel, projeto itinerante para levar mais serviços previdenciários aos segurados pelo interior fluminense. A iniciativa, que começará pela Costa Verde, visa ampliar o atendimento aos aposentados e pensionistas residentes nas cidades não abrangidas pela rede de agências da autarquia no estado.

O RP Móvel estará nos dias 17, 18 e 19 de setembro no município de Angra dos Reis sediando o atendimento aos segurados que moram nos municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro, que compõem a região. Os serviços serão realizados das 9h às 16h, no Colégio Estadual Doutor Artur Vargas (CEAV), na Rua Coronel Carvalho, 230, Centro de Angra dos Reis.

Na oportunidade, serão disponibilizados serviços de habilitação à pensão, recenseamento de pensionista 2023/2024, cadastramento de e-mail para acesso a contracheque, além de atualização de dados e consulta a processos.

Se preferir, o segurado pode agendar atendimento por meio do site do Rioprevidência ou pelos telefones 0800-285-8191 (chamadas de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (ligações de fixo ou celular), proporcionando mais conforto e celeridade na prestação do serviço.

A realização do projeto RP Móvel faz parte do planejamento estratégico de reestruturação gerencial implementado pela direção do órgão, para otimizar a prestação dos serviços previdenciários aos segurados do Rioprevidência em todo o Rio de Janeiro.

Recenseamento

O Rioprevidência já divulgou relação nominal com mais de 3 mil pensionistas, nascidos em julho, que deixaram de fazer o Recenseamento Obrigatório 2023/2024 até a data-limite (31 de agosto). Os ausentes poderão ter o benefício suspenso já nas próximas folhas de pagamento caso não regularizem a situação cadastral junto ao órgão.

Para evitar a suspensão do pagamento, os pensionistas devem, o quanto antes, agendar comparecimento a qualquer uma das agências ou postos do Rioprevidência. A marcação pode ser feita pelo site do Rioprevidência ou pelos telefones 0800-285-8191 (chamadas de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (ligações de fixo ou celular).

Feito o agendamento, o pensionista deve comparecer na data, hora e local definidos, com os documentos de Identidade (RG), CPF, título eleitoral e comprovante de residência recente.

O Rioprevidência informa que, quanto aos pensionistas de militares, estes somente são obrigados a fazer o recenseamento caso estejam associados ao Rioprevidência, ou seja, aqueles cujo instituidores da pensão vieram a óbito até 31 de dezembro de 2021.

Auditoria da folha

Mais do que uma atualização cadastral, o recenseamento é uma determinação da Lei Federal 10.887/04, que permite também auditoria periódica da folha de pagamentos, além da efetiva avaliação atuarial, garantindo, com isto, segurança e garantia dos pagamentos dos benefícios previdenciários.

Mais informações, como regras para casos de pensionistas acamados, impossibilitados de locomoção e residentes fora do Rio e exterior podem ser consultadas no site do Rioprevidência.