INB promove exercício nuclear em Resende

Por

Exercício de Resposta à Emergência e Segurança Nuclear

Cerca de 80 pessoas de diversas instituições participaram da 12ª edição do Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear, que aconteceu na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), no dia 25. As atividades foram encerradas nesta quinta-feira, dia 26. O objetivo do exercício, supervisionado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), foi averiguar e avaliar se os procedimentos recomendados pelos órgãos competentes funcionam na prática.

O trabalho foi orientado pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Resende, composto pela INB e 14 instituições externas. A cerimônia de abertura aconteceu no dia 24.

Nesta edição foram simuladas diversas ações que envolveram a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Estado do Rio, Polícia Civil, Polícia Federal, Ministério da Defesa, Corpo de Bombeiros do Estado do Rio e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Entre as situações criadas estavam o derramamento de material químico na portaria da empresa, invasão, ataque de hacker, divulgação de fake news e abandono de material explosivo na área da fábrica.

Ao final da atividade, foi simulada uma coletiva de imprensa, que teve como porta-voz um representante da INB para esclarecer os fatos.

O encerramento do exercício foi feito pelo coordenador de Segurança Física Nuclear do Sipron, o capitão de mar e guerra, Luiz Antônio do Carmo. "Nós somos o Órgão Central do GSI, mas o sistema é composto por todos os que estão aqui, sejam operadores, respondedores, Ibama, Polícia Federal, Rodoviária, Militar", disse Do Carmo.

O diretor de Combustível Nuclear, Reinaldo Gonzaga, agradeceu todas as contribuições dadas durante a atividade e também ao Sipron, que no próximo mês completa 44 anos de existência.