Por:

Música e murais conectam Washington e Rio de Janeiro

Uma amostra da arte e da cultura de Washington DC (EUA) poderá ser vista no Rio de Janeiro a partir da próxima semana, graças a uma parceria entre o Governo do Estado, a empresa brasileira especializada em requalificação urbana Visionartz e a Events DC, principal promotora de convenções, entretenimento, eventos esportivos e culturais na capital dos EUA.

Um grande mural foi pintado no Santo Cristo, próximo à antiga fábrica da Bhering, pelos artistas urbanos Gabriel Lemos, My Ly e Aniekan Udofia, especializados em pinturas públicas de grande escala. A obra, que retrata figuras do imaginário norte-americano e brasileiro, foi inaugurada nesta terça-feira (15).

Um dia antes, na segunda-feira (14), a Casa G20, que funciona na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, recebeu Malik DOPE, estrela do "America's Got Talent". O artista realizou uma apresentação gratuita de "Go-go", gênero musical com ritmos vibrantes que se assemelham ao samba. As ativações serão realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a Subsecretaria de Relações Internacionais da Casa Civil e o projeto Embaixada Cultural do G20.

"A imagem e a identidade cultural do Brasil são, historicamente, associadas ao Rio de Janeiro. Então, sediar a cúpula do G20 e ter em nossa Casa de Cultura Laura Alvim um ambiente de convívio, funcionando como ponto de encontro para todos os convidados e autoridades internacionais, é um grande orgulho e responsabilidade. Através da parceria com a Events DC, teremos uma ótima oportunidade para trocar experiências e, mais uma vez, promover a internacionalização da cultura fluminense por meio de agendas positivas", afirma a secretária Danielle Barros.