Por:

Carreta da leitura chega ao município de Queimados

Quem passa pela Vila Olímpica Barnabé dos Santos, em Queimados, logo percebe uma carreta de 18 metros estacionada no local. Trata-se do projeto itinerante ExpoLivro, que tem como objetivo incentivar o hábito da leitura para todas as idades. Até o dia 30 de outubro, o espaço promove atividades culturais gratuitas para a população, de terça a domingo.

A carreta não é apenas uma biblioteca: ela oferece apresentações teatrais, palestras, contação de histórias, rodas de leitura e muito mais. A programação desta semana traz atividades para todas as idades. Nesta quarta-feira (16), foi realizada uma palestra com o tema "Cura-me e serei curado"; na quinta-feira (17), às 16h, haverá contação de histórias e roda de leitura; na sexta-feira (18), a gravação do podcast "SOS Casamento"; e no sábado (19), às 19h, a palestra "Uma Mulher Virtuosa em Construção".

Com um acervo de mais de 5 mil livros, a ação, que percorre o Brasil e outros países da América do Sul, é apoiada pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O espaço é totalmente climatizado e conta com bancos e mesas para quem deseja dedicar seu tempo à leitura. O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 13h às 21h, aos sábados, das 10h às 21h, e aos domingos, a partir das 11h.

Dados do Instituto Pró-Livro de 2021 revelam que o brasileiro lê, em média, cinco livros por ano. Para a secretária municipal de Cultura, Bárbara Veloso, é necessário investir no acesso aos livros: "Nos últimos anos, temos investido em ações itinerantes como essa. Além da parceria com a ExpoLivro, durante a pandemia implantamos o empréstimo de livros em casa e, por meio de outra parceria, conseguimos trazer o BiblioSesc durante um ano, oferecendo empréstimos de livros gratuitos para os moradores", declarou a secretária.