Por:

Maricá cria comitê para pessoas que vivem na rua

A Prefeitura de Maricá vai adotar uma nova estratégia para humanizar ainda mais o atendimento a pessoas que se encontram em situação de rua na cidade, com o objetivo de reinseri-las na sociedade. Além dos serviços já oferecidos pela Secretaria de Assistência Social, o governo municipal está formando um comitê intersetorial voltado para o setor, com o intuito de construir, acompanhar e avaliar uma política integrada envolvendo diversos órgãos. A Assistência Social vem mantendo conversas com representantes de outras pastas e a previsão é que o grupo comece a articular suas ações no próximo ano.

Secretarias convidadas

De acordo com a Assistência Social do município, as secretarias convidadas a participar, inicialmente, serão as de Governo, de Saúde, de Educação, de Trabalho, de Participação Popular e Direitos Humanos e de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado, além do Centro de Operações de Maricá (COMAR). O objetivo é planejar e executar coletivamente ações que atendam às demandas das pessoas.

A presença de outros atores no Comitê Intersetorial irá estimular a criação de políticas públicas voltadas ao acompanhamento e monitoramento da população em situação de rua. Entre outros desafios, caberá ao grupo articular os esforços com o Governo Federal e Estado.

Segundo o governo municipal, isso faz com que o município de Maricá esteja um passo à frente, dando acesso aos direitos básicos das pessoas em situação de rua.