Porto Real: colônia italiana completa 150 anos da imigração
O deputado estadual Tande Vieira, do PP, entregou, neste sábado, a Medalha Tiradentes e seu respectivo diploma à Associação Vittorio Emanuele II, em Porto Real. A cerimônia foi realizada durante um jantar italiano comemorativo ao "Dia do Macarrão", no Porto Real Country Clube. O projeto de resolução é de autoria do deputado.
A Colônia italiana de Porto Real foi a primeira oficial do país, com publicação no Diário Oficial na época do Império. "E eles têm feito um trabalho extraordinário co a preservação dos costumes, da cultura e que hoje pode se transformar, cada vez mais, pela fonte de riqueza de atração turística para gente. A Medalha Tiradentes é a maior honraria do nosso Estado e estou muito orgulhoso de estar aqui trazendo essa medalha para vocês", ressaltou.
Epidemia no meio
do caminho
Em 1875, 50 famílias italianas chegaram ao Rio de Janeiro e tinham como destino Santa Catarina, mas por conta de uma epidemia de febre amarela, essas famílias foram obrigadas a ficar de quarentena justamente na cidade de Porto Real. Após esse período, foi pedido ao Governo a permanência dessas famílias na região, dando início a uma das primeiras colônias italianas do Brasil.
-A Associação Vittorio Emanuele II tem uma história muito bonita, é uma entidade sem fins lucrativos, fundada por descendentes de italianos, e essas famílias chegaram em Porto Real no ano de 1875 - disse. E continuou:
"Agora, em 2024, completa 150 anos da imigração italiana aqui no Brasil. São 150 anos que unem a Itália e o Brasil, e, com certeza, essa história faz parte do crescimento e desenvolvimento do nosso país. A Associação tem o principal objetivo de preservar e divulgar a Cultura Italiana em Porto Real".
Até hoje, foram 19 edições da tradicional Festa da Cultura Italiana de Porto Real, mantendo viva as tradições. A associação já realizou cursos de italiano, culinária italianadança típica.