A Cúpula de Líderes do G20 começou nesta segunda-feira, no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), e um dos maiores aliados da segurança de grandes eventos também está lá. O Centro Integrado de Controle Móvel da Polícia Militar chegou cedo no MAM, para dar suporte logístico e operacional ao evento que reúne chefes de Estado das 19 maiores economias do mundo, mais a União Africana e União Europeia.
De dentro do caminhão, que reúne o que há de melhor e mais avançado em recursos tecnológicos, é possível observar toda a movimentação no entorno do evento, permitindo uma resposta rápida e eficaz a qualquer incidente, até mesmo em um amplo perímetro.
"O CICC Móvel faz parte do grande investimento que o Governo do Estado fez em tecnologia. É um veículo que reúne o que há de melhor e mais avançado em recursos tecnológicos, proporcionando agilidade às ações, garantindo mais segurança a grandes eventos, como o G20. Ele foi um grande aliado da segurança no Réveillon, no show da cantora Madonna, e desta vez não será diferente", afirmou o Governador Cláudio Castro.
O caminhão é equipado com drone, câmera de alta capacidade de zoom e térmica, acoplada a mastro telescópico, e câmeras de reconhecimento facial.
"O CICC Móvel é de suma importância para a segurança de um evento como o G20. Podemos observar tudo que acontece no nosso entorno e recebemos ainda imagens de câmeras instaladas em vias públicas, que também são compartilhadas com o CICC, na Cidade Nova. Desta forma, é possível tomar decisões imediatas em caso de qualquer emergência", explicou o Major Maicon Pereira, porta-voz da Polícia Militar.
Toda a movimentação da cidade é acompanhada também em tempo real pelo CICC, com equipamentos que possuem sistemas de reconhecimento facial e de leitura de placas de automóveis instaladas em vias expressas, como Linha Vermelha, Linha Amarela e Avenida Brasil.
Até quarta-feira, mais de 15 mil agentes da Polícia Militar estarão mobilizados para reforçar a segurança em pontos estratégicos do Rio. As ações se concentram no entorno de hotéis da Zona Sul, onde estão hospedadas as comitivas, e na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
As linhas Amarela e Vermelha, e as principais vias das zonas Sul e Oeste da cidade, além do entorno de comunidades próximas a áreas de interesse, também tiveram a segurança reforçada.
Durante todo o feriado, o Comando de Operações Especiais (incluindo BOPE, BTM, BPChq e BAC) segue atuando com unidades de intervenção tática e controle de multidões, enquanto o Comando de Policiamento Especializado (BPtur, BPVE, RECOM) oferece suporte adicional. O Batalhão Tático de Motociclistas (BATM) colabora com a central de escoltas da Polícia Rodoviária Federal.
Cerca de 260 policiais do Segurança Presente estão escalados diariamente para o evento na cidade. Em função do G20, o programa Segurança Presente ganhou, na última quinta-feira (14/11), novas bases, uma delas no Museu de Arte Moderna (MAM).