Um dos momentos mais aguardados é o duelo da categoria Open Masculina, entre Brasil e Rapa Nui, reeditando a prova acirrada do último ano, onde o Brasil saiu vencedor. A expectativa é alta para mais um confronto emocionante.
A cerimônia de abertura será realizada nesta terça-feira, às 19h, marcando o início das atividades com uma apresentação grandiosa. Além das competições, o evento também inclui um curso de arbitragem, incentivando a formação de novos árbitros e promovendo o crescimento do esporte no Brasil.
O Pan-Americano de Va'a, que acontecerá entre os dias 20 e 24 de novembro de 2024, será um marco tanto nas competições aquáticas quanto na experiência em terra, e todos estão convidados a participar desta celebração esportiva. Rubens Tavares Goulart, secretário de esportes e lazer de Niterói, destacou a importância da competição para a cidade: "O Brasil vem crescendo muito com o Va´a e isso fez com que algumas cidades e voluíssem muito, tanto na individual quanto coletiva, haja vista nos resultados nos Mundiais como o segundo lugar no Molokai Hoe. Entendemos que Niterói vem incentivando bastante o fomento dessa modalidade e isso tem dado resultados, além do número de clubes, quase 40, e com aproximadamente 3 mil remadores disputando vários eventos aqui, sejam Brasileiros, Estaduais ou locais . Agora o Pan-Americano chega para premiar o trabalho feito pela Prefeitura, Secretaria de Esportes, a Associação Niteroiense e Federação de VAA do Rio de Janeiro em evento realizado por intermédio da CBVAA. Se alguns dizem que Saquarema é o Maracanã do surfe, Niterói é o Maracanã do Va´a".