Por:

Casa G20 vira ponto de Sustentabilidade

Casa G20 foi ponto de encontro de governos | Foto: Divulgação Gov RJ

Desde março deste ano, quando foi inaugurada, a Casa G20, sediada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, funciona como ponto de encontro de governos, organizações internacionais, entidades da sociedade civil e empresas para debater as pautas relacionadas ao G20. O equipamento recebeu manifestações artísticas e culturais dos países membros do fórum mundial, e consolidou o Rio de Janeiro como anfitrião dessa jornada.

Durante a abertura, o governador Cláudio Castro destacou que o objetivo do espaço era promover uma experiência única para troca de ideias e culturas. Segundo ele, a tradicional Casa de Cultura representa uma porta de entrada para todos, promovendo a identidade fluminense e um intercâmbio entre o Brasil e as demais nações envolvidas.

O subsecretário de Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro, Bruno Costa, destacou que o projeto foi uma iniciativa de sucesso do Governo do Estado.

"Foi um importante espaço para que pudéssemos discutir localmente as deliberações que o G20 debate a nível global. Não temos dúvida que a Casa cumpriu com excelência sua missão, sendo tanto um espaço aberto para as manifestações culturais e artísticas dos países do G20, quanto apresentando o Estado do Rio para o mundo", explicou.

A Casa recebeu mais de 130 eventos, incluindo palestras, seminários e workshops com especialistas, autoridades e organizações sociais. E contou com solenidades de diversos grupos de engajamento, como o Y20, J20, O20 e W20, que promoveu o W20 Summit Internacional no Teatro Laura Alvim. O evento recebeu as delegadas dos países membros para aprovar a versão final do communiqué, o documento que reúne as recomendações que serão encaminhadas aos governos do G20.

Foram realizadas mais de 20 visitas diplomáticas de embaixadas e consulados, recepcionando importantes autoridades dos países integrantes das maiores economias mundiais. Os debates promovidos nos espaços da Casa contaram com a presença de figuras como a coordenadora da Trilha de Finanças do G20, Tatiana Rosito; o diretor executivo da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável, Paulo Protásio, entre outros.